Ragnarok

    O  galo dourado canta para despertar os deuses todas as manhãs. Mas chegará o dia do último crepúsculo dos deuses. Será a idade do machado, idade da espada, idade do vento, idade do lobo. Será Ragnarok, quando tudo terminará.
   Irmão lutará contra irmão, todas as barreiras cairão.
   O  Fenris-lobo se libertará de sua prisão; Loki, o trapaceiro, levará a ruína ao mundo com um exército de mortos, em um navio feito com as unhas dos mortos. Será um amargo inverno.
   surt, que esperou na porta de Muspell com uma espada brilhante, desde o começo dos tempos, irá guerrear os deuses, e todos os nove mundos se incendiarão nas suas chamas. Ao seu lado estará p Fenris-lobo, com as mandíbulas abertas. A serpente Midgard espalhará veneno por toda a terra e por todo o mar.
   Então, Heimdall, o guardião, tocará seu chifre, e os deuses se dirigirão para a batalha, em gloriosos atavios. Thor destruirá a serpente Midgard, mas quando ele voltar nove passos atrás, cairá morto por seu veneno. Olobo engolirá Odin, o Pai de Tudo; o filho de Odin, Vidar, de vingança, partirá o lobo em dois. Heimdall e Loki se destruirão mutuamente.
   A terra será submergida pelo mar. O sol se tronará preto. As estrelas brilhantes cairão do céu. O próprio céu se queimará.
   A morte chegará  aos deuses, aos gigantes, aos duendes e anões, aos homens e mulheres, aos filhos e filhas de Ask e Embla.
   Mas dois se salvarão, escondidos por Yggdrasil, a Árvore do Mundo. Lif e Lifthrasir serão seus nomes. O orvalho da manhã será seu alimento, e a partir deles a humanidade nascerá. A terra se erguerá uma segunda vez, bela e verde. Balder e Hoder, filhos de Odin, voltarão a viver. Os rios se encherão de peixe e os campos de milho.
   E pelos campos da nova terra, admirados com que foi e o que será, os filhos de lif e lifthrasir encontrarão na grama o tabuleiro de ouro onde os deuses jogavam seus jogos, e se lembrarão de Odin, p Mais Alto, o Pai de Tudo, e de seus filhos em sua glória, nos palácios dourados de Asgard.
Ragnarok